Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2011

Qual a importância e os segredos de se relacionar bem?

Esse é um grande dilema do nosso dia a dia. Todos sabem que é muito importante se relacionar bem, mas ao mesmo tempo existem 2 questões que nos perseguem sobre esse assunto: 1 – Como faço para me relacionar bem com colegas, clientes e pessoas em geral? 2 – Qual é o limite entre bom relacionamento e bajulação? Muito bem, vamos falar sobre o assunto. Entendendo a importância de um bom relacionamento. Se relacionar bem, antes de qualquer coisa facilita a troca de idéias, serviços, interesses, informações, etc. De uma forma mais simples pense você em quantas vezes você ajudou um amigo, um parente ou colegas de trabalho mais próximos de você. Agora pense nas vezes que você fez o mesmo por um estranho. Pois é isso, a confiança, o fato de conhecer a pessoa, saber seu jeito de absorver as informações, a empatia, tudo isso facilita e predispõe as pessoas a te ajudar, compartilhar ou a estabelecer trabalhos de parceria. Isso faz diferença em todas as áreas e com todos os tipos de pe

Boa formação faz a diferença - A cultura ajuda a melhorar a capacidade de julgar

Os responsáveis pelas áreas de seleção das principais empresas do Brasil são unânimes em apontar uma falha grave na formação dos profi ssionais brasileiros: a falta de cultura. A crítica vale tanto para jovens trainees quanto para executivos que já ocupam cargos de liderança. Falta conhecimento de história, geografia, pintura, música e literatura. Esse defeito pode definir sua próxima contratação ou promoção: as empresas precisam de gente culta. Por quê? Porque é o nível cultural que melhora a capacidade de diagnóstico, de entender rapidamente contextos complexos e de fazer julgamentos. Não é à toa que as escolas de administração europeias (que nos últimos anos lideram os rankings internacionais) oferecem cada vez mais cursos que discutem pintura, prosa e poesia, neurologia, filosofia, antropologia e história. A origem do problema está nos cursos de graduação, que despendem muito tempo ensinando técnicas e práticas de gestão, modelos de análise e decisão e novas técnicas de marketi