Pular para o conteúdo principal

O que é Relacionamento Interpessoal ?




A palavra interpessoal já nos dá uma dica para explicar o que é relacionamento interpessoal, ou o que são relações interpessoais, é o conhecimento das relações internas  com seu Eu interior. Nessa categoria podemos falar de autoconhecimento, autoreflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções, analise do processo de pensamento. Quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos um novo universo se abre o que proporciona a compreenção do mundo ao redor onde vivemos pois nosso estado interno reflete diretamente em nosso mundo externo.

Como o relacionamento interpessoal pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional? Quando uma pessoa conhece seus sentimentos e emoções auxilia na produtividade pois sua atenção é direcionada ao que está fazendo não a seus sentimentos ou problemas pessoais. Em uma empresa é muito importante desenvolver cursos e atividades que estimulem o relacionamento interpessoal a fim de melhorar a produtividade através da eficácia. Pessoas focadas produzem mais, se cansam menos e causam menos acidentes.

O conceito de Relacionamento Interpessoal vem sendo aplicado em dinâmicas de grupo para auxiliar a integração entre os participantes, para resolver conflitos e proporcionar o autoconhecimento. A partir do momento que uma pessoa começa a conhecer a si mesma muitas portas se abrem o que facilita a comunicação interpessoal com outros membros da equipe ou grupo de trabalho onde surgem relacionamentos que proporcionam novas amizades, e até soluções para problemas antes não vistos ou não percebidos pelo grupo.

É muito importante que as empresas invistam em profissionais que sabem explicar o que é relacionamento interpessoal e como esse conhecimento pode auxiliar na carreira dos colaboradores. Estimulando as Relações Interpessais todos saem ganhando, a empresa em forma de produtividade e os colaboradores em forma de autoconhecimento o que agrega valor em sua carreira e em sua relação com a família e a sociedade.

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a importância e os segredos de se relacionar bem?

Esse é um grande dilema do nosso dia a dia. Todos sabem que é muito importante se relacionar bem, mas ao mesmo tempo existem 2 questões que nos perseguem sobre esse assunto:
1 – Como faço para me relacionar bem com colegas, clientes e pessoas em geral?
2 – Qual é o limite entre bom relacionamento e bajulação?
Muito bem, vamos falar sobre o assunto.

Entendendo a importância de um bom relacionamento.

Se relacionar bem, antes de qualquer coisa facilita a troca de idéias, serviços, interesses, informações, etc.
De uma forma mais simples pense você em quantas vezes você ajudou um amigo, um parente ou colegas de trabalho mais próximos de você.
Agora pense nas vezes que você fez o mesmo por um estranho.
Pois é isso, a confiança, o fato de conhecer a pessoa, saber seu jeito de absorver as informações, a empatia, tudo isso facilita e predispõe as pessoas a te ajudar, compartilhar ou a estabelecer trabalhos de parceria.
Isso faz diferença em todas as áreas e com todos os tipos de pessoas e entidades qu…